#BemMeQueroSempre

#BemMeQueroSempre

domingo, 22 de novembro de 2015

As verdades da gente... (POSTAGEM COMEMORATIVA - 1 ANO DE BLOG)



Gente, eu volteiiiiii!!!!!

Às vezes, precisamos ir para o deserto que há dentro da gente para mudar algumas coisas... E eu fui... Pode até soar contraditório ir para o deserto ao som de "Quando fui chuva"...This is me...rsrsrs

A realidade começou a cobrar a minha presença e acho que nunca mergulhei tanto em mim como tenho mergulhado nesse momento! Esse retiro foi tão intenso que deixei passar até o primeiro niver do Blog, que foi no último dia 09, mas era maior do que eu a vontade de ficar quieta, refletindo sobre meus sentimentos.


Inúmeras vezes, sentei na frente do computador e as palavras sumiam. Por um instante, cheguei a me desesperar, pois achava que não teria mais inspiração, e para quem ama escrever isso é quase a morte. Mas logo me acalmava e via que era apenas uma fase e que acabaria.

E acabou... Aqui estouu!! 

Bom... Fiquei muito feliz ao ver que o blog estava com 3078 visualizações. Tem um trecho da Bíblia que diz mais ou menos isso: "Onde estiver seu coração estará o seu tesouro". (Perdoem-me por não saber o versículo exato) O que quero dizer é que meu coração está aqui. Já fui muito criticada e ainda sou por falar demais, por expor demais o que sinto, mas já me surpreendi muitas vezes com comentários de amigas me dizendo que se identificaram com determinadas situações que postei aqui.



Neste período de blog, passei por algumas crises internas, até porque a terapia segue firme e forte, e meu psicólogo Arthur não pega leve comigo...rsrsrs E isso me faz tão bem. Às vezes morro de vontade de fugir das sessões, com medo do que irei desenterrar, mas resisto e sei que faz parte do processo.

Sem dúvida, uma das coisas que mais aprendi durante este período foi a reverenciar as minhas verdades e protegê-las acima de tudo.

Hoje mesmo estava conversando com minha amiga Vanessa sobre isto. É impressionante como perdemos oportunidades únicas quando travamos com medo do que os outros irão pensar da gente. Já errei muito por isso. Quanto tempo fiquei enclausurada internamente tentando me  encaixar na área do Direito, porque ouvi uma vez: "Ser professora, pare! Isso não é pra você"? Muito, mas muito tempo. E isso foi considerado uma verdade para mim, durante todo o tempo em que quebrei minha cabeça.

Não vou negar que graças ao Direito conheci algumas das pessoas mais importantes da minha vida, aprendi muita coisa. Mas... Não era feliz... Aí resolvi abrir mão de ter razão para ser feliz.

Hoje, minha rotina é caótica. Eu e mais uma professora temos 11 crianças entre dois e um ano e meio sob nossa responsabilidade. É mágico... Descobri o quanto é gratificante ver uma criança começar a falar porque você a incentivou, começar a comer sozinha porque você a ensinou... Meus olhos enchem de lágrimas quando me deparo com essas pequenas conquistas. 

Mas tudo isso foi graças à minha coragem. Quando paro pra pensar na decisão que tomei, ás vezes me assusto com minha ousadia, mas tenho certeza que faria tudo de novo. 

Minha vida tem se tornado mais leve desde que eu aprendi a prestar mais atenção às minhas verdades. Não quero incentivar ninguém a sair por aí fazendo tudo o que tiver vontade, só porque julga isso correto. Tudo deve ser pensado e muitas vezes a opinião das outras pessoas é importante sim. Mas a última palavra tem que ser sua. E no fundo, isso é dificílimo. Temos que ter muita coragem para admitir as consequências de nossas atitudes, pois é muito mais fácil e cômodo dizer: "ah, mais o fulano disse para eu fazer assim". Desse jeito a mudança nunca vem... 


Cada pessoa tem sua história, os seus sonhos, suas vitórias, derrotas, alegrias, tristezas... E quando entendemos isso, fica bem mais fácil até para perdoar aqueles que nos magoam. Afinal, apenas imaginamos como as pessoas são, só elas realmente se conhecem. 

Outra coisa maravilhosa que descobri por ouvir meus desejos foi a Umbanda. Estou cada vez mais envolvida e grata por tudo o que tenho recebido, e penso inclusive em trabalhar em um terreiro. Ouço muitas coisas também a respeito das velas que eu acendo, dos banhos de ervas que eu tomo, além de ser taxada como "macumbeira"...rsrs Mas faz parte do processo...


Ainda há muito o que amadurecer. Sou ainda muito insegura, principalmente com relação ao amor. Tenho feito um esforço surreal para conter minha ansiedade e esperar o tempo certo para as coisas acontecerem. Continuo muito teimosa e com uma enorme resistência em esperar por aquilo que não depende de mim... Mas tudo tem o seu tempo e esse amadurecimento virá também...

Recado de hoje foi dado... Vou encerrar com uma música do Capital Inicial, "Vai e Vem".

"De vez em quando me sinto bem
De vez em quando me sinto mal
De vez em quando tudo igual
De repente
Tudo muda sem aviso
De repente

A vida é um vai e vem

Nada é pra sempre..."


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

De grão em grão... Minha luta contra a monstra da Ansiedade




Olá, queridos leitoressss!!! Quantas saudades do meu cantinho de delírios...rsrsrs

Depois da minha última postagem, muitas coisas começaram a mudar dentro de mim e ao meu redor também. Passei por uma grande crise interna onde tive, aliás, ainda estou provando que realmente mudei meu modo de pensar...

Descobri a leoa que habita dentro de mim e vi que estou no caminho certo, pois é nessa hora que as "Gabrielas" da vida começam a discordar de você, pois elas adoram pessoas submissas, que dizem 'Amém" para tudo o que elas dizem. E hoje eu só digo "Amém" no fim da Ave Maria e do Pai Nosso... 

Senti uma imensa solidão nesse período, o chão saiu dos pés, ainda estou colocando a casa em ordem. O que aconteceu para me causar tudo isso, não importa. Não merece o meu ibope e muito menos espaço neste lugar, que para mim é considerado meu tesouro, pois boa parte do meu core está aqui.



Sem dúvidas, uma das coisas que aprendi a fazer depois dessa transformação toda é sair de cima do muro diante de determinadas situações e isso causa um certo desconforto externo, mas a paz dentro de mim vale todos esses atritos.

E não poderia ser diferente... A ansiedade veio com tudo. Se não fosse o suporte espiritual que recebo no kardecismo e na Umbanda, acho que teria sucumbido de vez.

Por isso, optei por me recolher um pouco e pensar com cautela sobre o que escrever.



Voltando à ansiedade, tenho conversado muito com meu psicólogo a respeito disso e ele usou uma metáfora para me explicar o que acontece comigo.

Sou uma pessoa que quer tudo para ontem. É como se eu tivesse que fazer uma viagem e tivesse duas opções de trajeto: ir de carro ou de avião.

Se fosse de carro, a viagem seria mais demorada, porém eu apreciaria a paisagem, pararia para descansar, ou seja aproveitaria muito. Se eu fosse de avião, chegaria mais rápido ao meu destino, mas só veria nuvens pela janela. 

Levando em conta a minha ansiedade, eu tenho escolhido sempre viajar de avião, porém é uma viagem que não vale a pena. É como se fosse voando daqui de São Paulo até o Litoral. Mal subiria e já teria que descer. 

Mas a ansiedade já vinha aparecendo... Percebo que é hora de fazer uma "manutenção" na mente quando começo a ler vários livros e não consigo terminar, quando tenho um sono que não é meu de tão intenso, quando começo a me sentir excluída pelas pessoas, quando não gosto de nenhuma foto que tiro, quando perco a inspiração para escrever (isso é a treva)... Parecem coisas bobas, mas quase sempre remetem à crise.



Bom, estou escrevendo tudo isso para que você, pessoa ansiosa, veja que não está só, que você não é anormal.

A diferença é que eu assumo minhas fraquezas e acho nobre não ser forte o tempo inteiro. 

Já postei aqui uma música do Oswaldo Montenegro, chamada "Estrada Nova", e tem um trecho que me ajuda muito: "Lembra se puder. Se não der, esqueça. De algum jeito, vai passar..." (Clique para ouvir a música). Nada é mais consolador do que saber que a crise vai passar...

Tem um trecho da Bíblia, no Livro do Eclesiástes, que é perfeito para entender essa transformação interna:

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;
 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;
 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;
 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;
 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Capítulo 3 - Versículos 1 a 8)



Muitas vezes, eu quis mudar para melhor, mas desistia, porque as dificuldades apareciam. Hoje eu entendo que elas fazem parte da vida de todos, e que não vão sumir só porque eu resolvi mudar. A diferença é que estarei mais segura para resolver os problemas que aparecerem.

Para encerrar, vou brincar um pouco com a questão da Ansiedade e do Imediatismo através da música "Eu quero ser feliz agora", também do Oswaldo Montenegro. Ser feliz... Isso sim não dá para adiar!! EU QUERO SER FELIZ AGORA!!!

Se alguém disser pra você não cantar
Deixar teu sonho ali pr'uma outra hora
Que a segurança exige medo
Que quem tem medo Deus adora

Se alguém disser pra você não dançar
Que nessa festa você tá de fora
Que você volte pro rebanho.
Não acredite, grite, sem demora...

EU QUERO SER FELIZ AGORAAAA!!

Se alguém vier com papo perigoso de dizer que é preciso paciência pra viver.
Que andando ali quieto
Comportado, limitado
Só coitado, você não vai se perder
Que manso imitando uma boiada, você vai boca fechada pro curral sem merecer
Que Deus só manda ajuda a quem se ferra, e quando o guarda-chuva emperra certamente vai chover.
Se joga na primeira ousadia, que tá pra nascer o dia do futuro que te adora.
E bota o microfone na lapela, olha pra vida e diz pra ela...

EU QUERO SER FELIZ AGORAAAAA!!!