Boa noite!!
Desde ontem, venho refletindo a respeito dos relacionamentos que vivi e fiquei me perguntando o porquê de repetir sempre as mesmas histórias, mudando apenas as personagens... Estou ainda a refletir, mas consegui raciocinar e criar esta parábola...
Parábola da Biblioteca
Eu tenho uma biblioteca que é muito importante para mim. Decidi que contrataria alguém para que cuidasse dela. Coloquei o anúncio. Veio um rapaz e disse:
-Sou padeiro, mas vou tentar cuidar da sua biblioteca! Afinal é fácil!
Como não havia aparecido outra pessoa, aceitei a proposta.
Na primeira semana, ele cuidou de forma perfeita! Organizou tudo por gênero, tomou o máximo de cuidado para não danificar nenhum dos livros, tirou o pó das estantes...
Porém, isso se modificou. Comecei a notar que já não havia mais o mesmo empenho da parte dele. Os livros estavam desorganizados. Alguns apareceram danificados. Mas eu não quis dispensa-lo, pois achava que não acharia uma pessoa melhor para a função. Logo vieram desculpas para se ausentar e eu mantive minha decisão de continuar com o contrato, acreditando que fosse melhorar essa situação.
Até que ele voltou e disse:
-Não posso continuar. Isso não é pra mim! Desejo-lhe boa sorte!
Decidi cuidar sozinha da minha biblioteca. Organizei cada livro, consertei os danificados, troquei alguns que já não eram úteis por livros novos, e quando dei por mim, não via mais necessidade de ter mais ninguém comigo nesta tarefa.
Até que surgiu um novo alguém. Disse que viu o meu esmero e carinho para como a minha amada biblioteca e se encantou:
-Eu também tenho a minha biblioteca. Vamos unir as duas, cuidar com carinho delas e transforma-las em uma só?
E assim se fez...
A nossa vida é exatamente assim. A biblioteca representa nossos sentimentos. O cuidado com eles é de exclusiva responsabilidade nossa! Não podemos deixar que outra pessoa cuide daquilo que ela não sabe e não tem sensibilidade para cuidar! Não podemos exigir menos do que queremos, porque somos merecedores de plenitude, paz, amor, desejo... É só a gente saber o que quer da outra pessoa e se fortalecer para não aceitar menos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário