#BemMeQueroSempre

#BemMeQueroSempre

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Aplicativos de relacionamento e autoestima

Aquele título tão polêmico quanto "Como enlouquecer seu parceiro na cama" kkkkkkk

Hoje não iniciei com música, porque não consegui relacionar nenhuma com o tema que vou abordar aqui! ;)

Não é novidade que a tecnologia está cada vez mais tomando conta das nossas vidas. Isso é muito bom!! E ela não poderia deixar de chegar nos relacionamentos também.

Existem inúmeros dos chamados "aplicativos de relacionamento", onde pessoas têm o primeiro contato entre si através da telinha de seu celular ou computador.

A ideia é excelente! As pessoas já não precisariam mais ficar procurando pessoas nos bares e baladas, não correm mais risco de levar um fora pessoalmente... Só que tem a parte ruim disso também...

Vou tratar aqui da parte que entendo melhor... Das consequências do uso desses aplicativos à autoestima das pessoas, baseando-me na minha curtíssima experiência.

Uma boa parte das pessoas  usa este tipo de aplicativo de forma errada. "Quero esquecer meu ex e fazer novas amizades". Começa o erro aí... Uma pessoa que acaba de sofrer com uma decepção ou um rompimento, não tem condições emocionais de conhecer e se envolver com uma nova pessoa. É o chamado "cobrir um santo e descobrir o outro". A pessoa está fragilizada, provavelmente se sentindo inferior (o que também é errado), com a autoestima baixíssima.

Aí ela conhece alguém através do aplicativo e inicia uma conversa virtual com esta pessoa (que ela nem sabe se existe realmente com aquela identidade que se apresenta) e cria um vínculo com ela, criando até afeto. 
Lembrando que antes disso, a pessoa já fez uma bela modificação de seu perfil real. Escolheu as melhores fotos, coloca apenas suas melhores características no perfil, com o receio de não ser aprovada pelo pessoal de lá, o que já é uma agressão à autoestima de qualquer pessoa.

Aí, a pessoa começa a sofrer uma pressão interna, com pensamentos do tipo "Ai, será que o fulano vai me achar muito diferente"? "Será que vamos ter pessoalmente o mesmo entrosamento do virtual"?

E, na grande parte das vezes, ela se machuca, pois aquela outra pessoa acaba sumindo, ou bloqueando-a, sem dar explicações.

Não tenho nada contra relacionamentos virtuais, conheço pessoas que se conheceram desta forma e estão juntas até hoje. E também conheço pessoas que utilizam estes aplicativos apenas para conhecer pessoas novas para curtirem (vocês sabem o que quero dizer, né?) e são estruturadas emocionalmente para isso.

Hoje em dia, eu vejo que o melhor remédio para quem quer melhorar e cuidar da sua autoestima é se preservar desse tipo de situação, onde fica vulnerável e exposta. 

Quer conhecer gente nova? Vai fazer um curso, vai caminhar no parque... Ou saia com a sua mesma turma de amigos. Viva!!! 

Tire da sua mente a ideia de que precisa ter alguém do seu lado o tempo todo para se sentir completa. 

Tem dado certo comigo... Resolvi fechar meu coração este ano, por tempo indeterminado, para olhar dentro de mim e ver o que precisava melhorar, curar minhas feridas internas... Foi a melhor decisão que tomei!! 

Até tentei me envolver, mas quando vi que isso estava custando a minha paz, peguei meu banquinho e saí de mansinho...

E não se sinta inferior ou diminuído (a) por não conseguir aderir a estes aplicativos. Tem o mesmo peso de você não saber tocar violino por exemplo... Isso não te torna pior do que as pessoas que tocam violinos...rs...

O respeito a si, seus sentimentos e suas emoções, devem vir sempre em primeiro lugar!!! <3

Um comentário:

  1. Ótimas explanações Ju... Precisamos sempre ter cuidado conosco no trato com o outro... As vezes estamos tão carentes que agimos como desesperados rsrs... Adorei o texto!

    ResponderExcluir