#BemMeQueroSempre

#BemMeQueroSempre

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Você já se perdoou hoje? (sobre culpa)


Para embalar a leitura do texto, a canção do Ho’oponopono em Portugês - Voz de Manu Saggioro - <3

Boa noite, amado leitor!!! Depois de um fim de semana regado de ocupações, Festa Junina, Vinho quente, crise de gastrite... Cá estou!!

Hoje comecei a pensar sobre o que escrever aqui e, diante de uma situação interna que estou vivendo, resolvi falar sobre o "autoperdão" (nem sei se este termo existe, mas acho bem apropriado rs), que certamente é o mais difícil de se praticar...

Existem dois tipos de seres humanos: aqueles que culpam os outros pelas coisas ruins que acontecem na sua vida e aqueles que se culpam pelas coisas erradas (muitas vezes, nem tendo sido responsáveis pela situação ruim).

Eu não simpatizo muito com o primeiro grupo que citei... Quem me conhece sabe que sou a "Pedidora" de desculpas do recinto, me desculpo às vezes sem necessidade...rs Fico profundamente irritada com pessoas que culpam o tempo todo os outros pelos seus erros. Desculpinha esfarrapada para não olhar para seu interior e mudar o que precisa...

Mas também é horrível passar a vida carregando o peso da culpa por não ter feito as melhores escolhas, por ter investido em algo que não deu o resultado esperado... Enfim...

Só tem graça olhar os nossos próprios erros se for para mudar o que precisa ser modificado. A gente vive cada dia, faz cada escolha, conforme a nossa maturidade e o nosso entendimento permitem! 

E essa que vos fala é também uma que precisava ler cada letrinha do que está escrito aqui... Como falo em quase todas as postagens: não sou a Dona da verdade e não tenho a menor pretensão de ser.

Sou uma mulher normal... Que ganha, perde, surta, chora, manda indiretas no Facebook (preciso melhorar isso urgente, Senhor!!!), mas sou uma mulher forte que procura pensar nas suas atitudes e melhorar todos os dias!

Perdoe-se por ter dado carinho, afeto e atenção a quem não merecia;
Perdoe-se por precisar ficar sozinho (a) e chorar como criança às vezes;
Perdoe-se por não estar em um bom dia;
Perdoe-se  por se omitir;
Enfim, perdoe-se seja lá do que for...

Ninguém merece o peso de uma culpa que não lhe cabe...

Essa música que coloquei no início é um poderosíssimo mantra para trabalhar a cura através do perdão!! Sugiro que a ouça em um momento de reflexão e relaxamento, mentalizando todas as suas culpas e se perdoando!! Já fiz isso e é libertador!!

Vou encerrar de forma diferente hoje: colocando uma foto que já postei no meu perfil do Facebook e que me consola quando passo por situações onde me culpo:

Espero ter ajudado um pouquinho com essa reflexão!! Agradeço a atenção e prometo voltar em breve! <3 ;)

4 comentários:

  1. No domingo passado no estudo do evangelho caiu o capitulo X, que fala exatamente sobre o perdão, e como comentamos o perdão deve começar com a gente, vendo no que podemos mudar para não agredir o outro é ter que pedir oerdao.
    Muito bom seu texto, continue escrevendo e se aprimorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, amiga-irmã querida!!! Mudar nossas atitudes é sempre a melhor solução para muitos dos nossos problemas!! Agradeço de coração pelo carinho e pelo estímulo!!! <3

      Excluir
  2. Se perdoar é uma necessidade indispensável para se aceitar como se é e para promover a reforma íntima, entendendo-se como ser humano é passível de falhas... Só nos perdoando temos a humanidade para perdoar os outros! Lindo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como nós conversamos ontem, não tem muito jeito... É natural do ser humano se culpar e sentir remorso pelas coisas. Mas que essa nossa "culpa" sirva sempre como impulso melhorar sempre!!! <3 Obrigada por tudo, meu irmão-amigo amado!!

      Excluir