#BemMeQueroSempre

#BemMeQueroSempre

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sobre precisar e merecer...



Olá, povo amadoooo!!

Finalmente 2000 visualizações! Impossível não ficar feliz! Só me resta agradecer a todos que reservam um tempinho para ler meus delírios escritos aqui... ;)



Bom, essa música que escolhi para iniciar o post não tem nada a ver com o tema, apenas coloquei porque gosto dela, do ritmo e porque acordei com ela na cabeça...rs

Escolhi falar sobre dois verbos que atualmente andam rondando minha mente: PRECISAR e MERECER. Não pare de ler! Juro que não é uma aula de Língua Portuguesa, com conjugação de verbos...rs



Nesses últimos meses, passei por situações e descobri uma nova tática para tentar diminuir minhas frustrações. Pode ser besta, mas tem funcionado comigo na maioria das vezes.

Quando me deparo com alguma situação que me deixa triste, magoada, enfim, que me traga alguma sensação ruim, tento me acalmar, usar e a razão e me fazer duas perguntas mágicas. Através das respostas, saberei se devo ou não persistir em pensar naquilo:

- Eu mereço passar por isso?

- Eu preciso passar por isso?


Para mim, o verbo merecer deve ser visto sob dois aspectos. Para facilitar, vou usar como exemplo uma desilusão amorosa, algo que todo mundo já passou pelo menos uma vez na vida. Vamos lá: você conhece alguém e todo mundo (menos você, é claro) vê que aquilo não tem futuro, que você está amando sozinho, que está sendo enrolado e tal... Mas você, em vez de dar ouvidos a todo mundo e cair fora, prefere ser teimoso e lutar por aquele "lindíssimo" amor unilateral. Conclusão: você e o seu pretendido fazem uma sociedade, onde ele entra com o pé e você com o bumbum. Aí você sofre... Primeiro aspecto: Você mereceu passar por isso? SIIIIIM!!!! Pois ninguém é tão cego a ponto de não perceber 10% dos sinais dados por alguém que não quer nada com você. Falo isso por experiência própria. Nessa última desilusão que sofri, eu enxergava muitas coisas que eram suficientes para me fazer desistir, mas a teimosia foi maior... Bom, aí vem o segundo aspecto: Você merece continuar passando por isso? Não. Ninguém, por mais teimoso e ingênuo que seja, merece ser um eterno capacho nas mãos de quem sabe muito bem o quer... Basta acordar e aceitar.




O verbo precisar da segunda pergunta, tem quase o mesmo significado do segundo aspecto do merecer. Vou usar novamente o exemplo da desilusão amorosa. Quando você acorda e vê que aquela paixão toda não tem futuro, vem a pergunta: Eu preciso passar por isso

Precisar é algo bem mais profundo. Na maioria dos dicionários, o verbo PRECISAR tem como uma de suas definições: "ter necessidade de; carecer de" alguma coisa. E, na real, por mais que você goste de alguém, você precisa de uma paixão assim da mesma forma que um peixe precisa de uma bicicleta para viver. Deu pra entender né?

Dei um exemplo onde a resposta para as duas perguntas é mudar radicalmente a relação, o sentimento. Mas já aconteceu de eu não merecer passar por alguma situação, uma decepção vinda de alguém realmente importante e por precisar daquele vínculo, já que as coisas boas pesavam mais que aquilo, esquecer e continuar amando... Cada situação necessita de uma atitude diferente. Não quer dizer que se nós cedermos algumas vezes, não estaremos amando a nós mesmos. Não podemos radicalizar...



Sabe, já melhorei razoavelmente, mas ainda me pego muito pensando em algumas coisas, em como seria se tivesse dado certo e tal... Mas logo desvio o foco. Vou fazer uma prece para acalmar o coração ou vou pintar algum desenho dos meus livros de colorir ou ler, enfim, vou fazer alguma coisa que faça com que eu me sinta bem e logo esse incômodo passa...

A Andrea, uma das irmãs que o Pai da Vida me permitiu adotar, compartilhou uma foto com um texto de um autor desconhecido que me inspirou a escrever esse post:

Insistir naquilo que já não existe é como calçar um sapato que não te cabe mais. Machuca, causa bolhas, chega a carne viva e sangra. Então é melhor ficar descalço ! Deixar livre o coração, enquanto vive. Deixar livre os pés, enquanto cresce. Porque quando a gente cresce, o número muda! Às vezes você tem que esquecer o que você QUER pra começar a entender o que você MERECE.

Bom, o recado de hoje foi dado. Não sei se consegui expressar tudo o que queria, mas falei com meu coração... Agradeço a você, meu querido leitor, pela atenção e pelo carinho! 



Vou encerrar com uma música do Tim Maia cantada pela Adriana Calcanhotto: Me dê motivo.



"...Fui teu amigo, te dei o mundo
Você foi fundo, quis me perder
Agora é tarde, não tem mais jeito
O teu defeito não tem perdão
Eu vou à luta, que a vida é curta
Não vale a pena sofrer em vão
Pode crer você pôs tudo a perder
Não podia me fazer o que fez
E por mais que você tente negar, me dê motivo
Pode crer eu vou sair por aí
E mostrar que posso ser bem feliz
Encontrar alguém que saiba me dar
Me dar motivo"





"Me dê motivo" - Tim Maia - Clique para ouvir


Nenhum comentário:

Postar um comentário